top of page

Verifica-se, que a tecnologia desempenha um papel cada vez mais activo no dia-a-dia de cada indivíduo, seja do foro pessoal ou profissional. Convida-se o leitor a reflectir sobre o contexto sócio-cultural e económico, num intervalo de tempo de à 10 a 15 anos atrás, e a reflectir sobre as diferenças face ao presente. É possível atribuir grande parte dessas mudanças ao crescente desenvolvimento da tecnologia referido acima, cada vez mais se experiencia uma realidade mais rápida e flexível, é já possível manter contacto com qualquer parte do mundo à distância de um click, seja por texto, vídeo ou áudio, e tudo isto com uma qualidade bastante razoável dependendo do tipo de aplicação em questão.

               

​

O conceito de AR contrariamente ao conceito de virtual reality, que imerge o usuário num mundo virtual, designa-se pela integração de informações virtuais no mundo real, no entanto esta encontra-se também em expansão, sendo desenvolvida no mundo das comunicações móveis, jogos, figura 1, e entre outras aplicações. Por outro lado, MR, traduz-se na combinação das realidades reais, aumentadas e virtuais numa só realidade com hologramas e cenários virtuais.

Nesta realidade podemos ver o mundo real e combinar este com um mundo virtual. Uma das grandes vantagens desta tecnologia é que permite controlar objetos virtuais com as mãos e a voz.

O rápido desenvolvimento que, hoje em dia, se pode testemunhar em relação à RV, motivou os autores a pesquisar e a investigar um pouco mais sobre a mesma. Este trabalho tem como objectivo, ajudar o leitor  a perceber melhor de onde surgiu, como é conseguida,  as possíveis aplicações desta tecnologia e qual a sua relevância social na vida de cada um.  

Todo o contexto em que se “desenrola” a acção de um indivíduo, é captado pelo mesmo,  através do seu sistema sensorial, por outras palavras, toda a experiência de o que é real, é simplesmente uma combinação de percepções que têm origem em todas as partes que compõem o sistema sensorial. Encontra-se de forma linear várias respostas à pergunta, o que é a realidade virtual? Sucintamente, RV, é um termo usado para descrever ambientes, em três dimensões, gerados por meio de eletrónica ou computadores, que podem ser explorados por um indivíduo, em que este, rapidamente imerge nesse ambiente e está apto para manipular objectos e executar uma série de acções. No entanto, esta não deve ser confundida com outros conceitos emergentes, como a augmented reality (AR) e  mixed reality (MR).

CONTACT
bottom of page